Afinal de contas, o que é Sinistro?

Homepage

Blog

Afinal de contas, o que é Sinistro?

Muitas vezes quem contrata um seguro pela primeira vez, tem dificuldades em entender o significado de algumas palavras ou expressões, e consequentemente compreender como são aplicadas em caso de situações vividas no dia a dia, e Sinistro é uma delas.

Essa palavrinha bastante comum e por muitas vezes mencionada no universo dos seguros, muita gente não sabe o que realmente quer dizer, e o entendimento de seu significado é primordial para entender as obrigações de todas as partes caso ocorra um.

Mas afinal o que é Sinistro?

Sinistro nada mais é que a manifestação concreta do risco que é previsto na hora da realização do contrato, ou seja, uma situação em que o bem segurado se envolve em algum tipo de acidente ou ocorrência que ocasione prejuízo.

Olha só um exemplo:

Quando o inquilino atrasa os pagamentos do aluguel ou encargos por parte do segurado, este evento é caracterizado pela decretação de despejo, abandono do imóvel ou entrega das chaves, sem o cumprimento das obrigações financeiras.

Quer ver outro exemplo:

Um produtor rural, que contratou um seguro agrícola para proteger suas plantações, sofre graves danos nas mesmas, depois de uma forte geada, ele poderá solicitar uma indenização depois deste sinistro.

E pra deixar bem fixado, mais um exemplo bem comum no dia a dia:

Ao se envolver em um acidente de carro, e seu veículo sofrer avarias ou até mesmo quando ocorre um roubo ou furto, significa que aconteceu um sinistro.

É importante frisar que é preciso que essas e outras situações estejam listadas e discriminadas na apólice do seguro, caso contrário não será considerado o sinistro.